Como controlar a sua vida financeira?

ANÚNCIO

Entenda agora a importância e como controlar sua vida financeira para ter mais dinheiro.

Se você quer começar a controlar a sua vida financeira, com isso terá mais liberdade financeira para realizar os seus sonhos.

Ou até mesmo conseguir se aposentar dignamente ou mesmo apenas mudar sua realidade financeira.

ANÚNCIO

Com isso, tendo mais qualidade de vida para você e principalmente para sua família, isso é importante para mudar a sua realidade.

Muitas pessoas enxergam como exagero ter um controle financeiro minucioso, por isso acaba em endividamentos e problemas de estresse.

Como controlar a sua vida financeira?
Como controlar a sua vida financeira?

A importância de planejar seus gastos vai muito além desse controle, é realmente transformação da sua vida.

Além disso, usar melhor o seu dinheiro trará outra visão diferente do mundo, com isso você pode viajar e ir cada vez mais além.

Por isso, ter um orçamento é importante principalmente por mudar um fator essencial na sua cabeça.

Portanto, criando uma mente mais madura e responsável, além disso, criando mais disciplina não somente com dinheiro, porém também na sua vida pessoal.

Agora é interessante entender a importância do planejamento, após isso, vamos te mostrar como fazer um, como começar a investir e principalmente descobrir o seu perfil de investidor.

Ter um planejamento de gastos te ajuda a se conhecer

A sua mente é a única no mundo capaz de mudar seus hábitos ruins com o dinheiro, apenas você mesmo pode mudar sua vida financeira.

Sendo assim, para aprender a controlar sua vida financeira, você precisa investigar quais são esses comportamentos ruins em relação ao dinheiro.

Com isso, um exemplo claro é de uma pessoa que gasta muito dinheiro com comida na rua, entender o porquê do problema e se perguntar é a única forma de resolver isso.

Portanto, sempre que tiver hábitos ruins com dinheiro, reflita o que faz isso desencadear na sua vida.

Então, o primeiro passo é entender os gatilhos que levam a esse hábito na sua vida. Isso vai de uma reflexão importante sobre o que leva a esse comportamento.

Por isso é importante ter um orçamento, ele te traz mais autoconhecimento, mapeando seus hábitos com dinheiro, você consegue investigar os seus outros hábitos também.

Com isso, todo esse pensamento fica fácil quando o problema é evidenciado através de um orçamento especialmente por ter contato visual com a sua real situação.

Portanto, autoconhecimento é a melhor maneira de mudar os seus hábitos para bons hábitos financeiros e pessoais.

Com isso, esse é o primeiro valor do orçamento para sua vida. Uma auto investigação, um autoconhecimento para mudar a sua realidade financeira.

Com o controle fica mais fácil ver e medir se o problema está sendo resolvido. Por exemplo, uma pessoa que gasta 2x com doces por ser ansiosa.

Por isso, se no final do próximo mês ela gastar 1x, claramente ela está mudando o hábito, porém se ele gasta 3x está no caminho contrário.

Um planejamento te dá mais autonomia

Ter liberdade é uma das melhores maneiras de se viver, além disso, existem responsabilidades também, porém com o tempo e gradativamente você consegue construir o seu castelo.

Portanto, uma das questões mais interessantes em ter um planejamento financeiro é ter mais autonomia na sua vida.

Com isso, poder controlar sua vida financeira de forma intuitiva, pegando as rédeas da sua vida e levando para onde estão os seus objetivos.

Ter autonomia após ter conhecimento é viver de verdade, porque você saberá o que quer e principalmente como conseguir.

Basta que coloque no papel como o orçamento e aquilo que é sonho, se torna meta para sua vida.

Essa talvez possa ser o ápice da importância de planejar seus gastos. Com esse planejamento você será capaz de alcançar os seus objetivos com mais firmeza.

Além disso, tendo a certeza que todo esforço será recompensado não no fim, mas enquanto caminha.

Um planejamento financeiro te dá mais segurança

Estamos em um mundo onde tudo pode mudar de uma forma muito rápida principalmente econômica. Hoje você tem emprego, amanhã pode ser demitido.

O ramo onde atua está em alta, outras vezes em baixa.

Tudo pode acontecer, a importância de planejar seus gastos é fundamental para criar um ambiente mais seguro.

Com o controle de gastos você terá mais segurança de saber quanto tem e o que precisa.

Com essas informações fica mais simples se preparar para futuros problemas. Além de melhorar a forma como você utiliza o dinheiro.

Vai melhorar onde deixa e como guardar para ser usado.

A melhor forma de ter segurança, principalmente financeira. É saber onde está, isso você só vai conseguir com um bom planejamento.

Tendo em conta todos esses riscos, fica mais simples lidar com os problemas futuros e se preparar para eles.

Entenda como fazer um orçamento

Então, agora que você entende mais sobre a importância de planejar seus gastos e principalmente sabe que precisa dele para mudar sua vida financeira.

Vamos te ajudar a aprender a fazer um bom orçamento para esse controle maior, além disso, te mostrar o caminho para ter mais controle.

O primeiro passo é rever esse orçamento ao menos uma vez por mês, outro aspecto fundamental é criar uma data para ser feito mensalmente, após isso você precisa:

ANÚNCIO

  1. Calcular todas as suas fontes de renda – Coloquem na lista todas as receitas que você possui;
  2. Calcule todas as dívidas fixas que possuir – Ponham no papel também todas as suas dívidas mensais, como: luz, compras, etc;
  3. Calcule todos os gastos variáveis na sua vida – Os gastos que não são mensais e que variam o valor, você deve lançar também, porém em outra categoria;
  4. Separe sempre uma parte do seu ganho para si – É interessante notar que um dos hábitos principais de quem tem controle financeiro é se valorizar. Com isso, sempre ao receber qualquer quantia pague primeiro a si mesmo, reservando um dinheiro.

Crie a reserva de emergência o quanto antes

É fundamental para muitos especialistas que o primeiro passo seja dado logo quando decidir mudar a sua vida financeira, com isso fazer uma reserva.

Por isso, mesmo que bem pouco, o importante no começo é incorporar o hábito de poupar na sua vida agora.

Portanto, você não irá sentir o efeito imediatamente, mas como na academia com o tempo você e as pessoas ao seu redor irão sentir os efeitos.

Comece com pouco, mas comece agora mesmo a poupar para conseguir alcançar suas metas, principalmente para construir o hábito de poupar.

Tenha um orçamento escrito

Ter um orçamento é a melhor maneira de controlar a sua saúde financeira, especialmente se quer mudanças positivas.

Com isso, é possível entender a forma como você consome o seu dinheiro, principalmente controlar o que é fundamental para você todos os meses.

Você tem que separar suas contas em essenciais e outros, no essencial você coloca:

  • Luz;
  • Compras;
  • Reserva de emergência.

Contudo, no geral, tudo o que precisa para viver em um mês tem que ser colocado na lista e ser pago primeiro.

Por isso, a reserva de emergência deve também ser incluída na lista por ser algo que você precisa pagar todos os meses, sem desculpas.

Existem aplicativos que podem te ajudar a controlar melhor a sua situação financeira, principalmente se você quer mudar ela.

Aprenda sobre finanças

Essa é uma das dicas mais importantes, principalmente por ser a única maneira de conseguir aprender a poupar mesmo com pouco dinheiro.

Aprenda mais sobre finanças pessoais, veja vídeos no Youtube, leia artigos, procure se informar.

Isso te trará mais clareza a cada momento para decidir o melhor para o seu futuro financeiro.

Além disso, aprendendo você pode ajudar outras pessoas, inclusive sua família a mudar e poupar também.

Lembre-se, a sua vida financeira é como um músculo. Pouco a pouco você consegue resultados em longo prazo cada vez maiores.

Além disso, é interessante entender qual é o seu perfil e qual é o melhor investimento para conseguir alcançar os seus objetivos.

Perfil conservador

Os investimentos mais rentáveis para o perfil conservador são geralmente de baixo custo e oferecem retornos menores.

São aplicações que trarão segurança e uma evolução em longo prazo lenta, porém progressiva acima da inflação.

Alguns desses são:

Tesouro direto – Tesouro direto é um investimento muito bom para quem está começando a investir. Com valores muito baixos você já consegue aplicar nessa modalidade. É muito usado para reserva de emergência por ter acesso fácil ao dinheiro de volta.

CDB – Esse é um investimento igualmente seguro quanto o tesouro direto, porém com lucros um pouco maiores. Hoje é um dos melhores investimentos de renda fixa no Brasil.

LCI e LCA – Hoje é um dos únicos investimentos livres de taxas e tributos. Atrativo dessa forma para quem procura segurança e ganhos um pouco maiores.

Perfil moderado

Como esse perfil prefere investimentos rentáveis, arriscam um pouco mais que os conservadores.

Por isso, são mais voláteis no mercado, sempre se adaptando aos riscos ou possíveis lucros. Alguns dos mais indicados são:

Fundo do Tesouro Selic – São investimentos que baseiam seu crescimento na taxa básica de juros da economia.

Outra interessante característica é sua liquidez diária e segurança garantida, o que atrai muitos investidores.

Debêntures – Com riscos médios e possíveis bons ganhos, os debêntures são ótimos investimentos para perfis moderados.

Eles são títulos de créditos privados emitidos por empresas para captar dinheiro.

Perfil Arrojado

Geralmente o perfil arrojado procura crescer seu patrimônio de forma mais rápida avaliando grandes riscos também. O principal investimento desse perfil é na bolsa de valores:

Bolsa de Valores – O mercado de ações funciona com compras e vendas de partes de empresas.

As ações podem subir de preço ou cair o seu preço. O investidor tem que comprar mais barato e vender mais caro a ação. Visando sempre transações que tragam retorno positivo.

É um tipo de investimento que demanda muito equilíbrio mental e estudo, mas oferece muito retorno em pouco tempo.

Você pode operar de várias maneiras, existem as formas swing trade e day trade.

O swing visa às compras e vendas em longo prazo, geralmente em médio prazo. Enquanto daytrade a venda e compra é feita diariamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *