Conheça o Programa de Jovem Aprendiz SENAI
Conseguir o seu primeiro emprego pode ser mais simples do que imagina, é interessante que inicie no mercado de trabalho bem capacitado.
Por isso, saber como funciona o SENAI é fundamental para sua vida profissional, principalmente para conseguir o primeiro emprego.
Portanto, o programa envolve a formação e o acesso no mercado de trabalho em 281 áreas industriais diferentes.
Então, vamos conhecer um pouco da empresa, aprender o que você precisa e acima de tudo como se inscrever para as vagas do SENAI, confira agora!
História do SENAI
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é uma instituição privada sem fins lucrativos, e de interesse público.
Portanto, ela exerce um papel importante para a sociedade ajudando na formação e preparo para o envio de profissionais para o mercado de trabalho.
Sendo atualmente uma das 5 instituições mais conceituadas de ensino dessa modalidade no mundo todo. Além dos alunos terem aulas teóricas, eles têm vivência dentro do SENAI na sua área de atuação.
Por isso, o jovem consegue entender o dia a dia, facilitando assim a adaptação ao mercado de trabalho.
Programa de aprendizagem
O programa de aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal que impõe às empresas reservar de 5 a 15% das vagas para jovens sem experiência no mercado.
Com isso, é garantido o acesso ao emprego a todos os brasileiros, o SENAI é um parceiro desse programa.
Dessa forma, orienta os profissionais para o mercado de trabalho através de parcerias com médias e grandes empresas.
Tudo feito de forma gradativa e de acordo com a evolução do jovem profissional, tendo acompanhamento de perto por profissionais da função.
Exigências
Além de entender como funciona o processo dentro do SENAI, é fundamental conhecer as exigências que o programa tem.
Com isso, é ideal saber que o programa de jovem aprendiz e voltado apenas para os jovens de baixa renda. Além disso, quem não tem experiência profissional comprovada em carteira também pode participar.
Sendo apenas para jovens de 14 a 24 anos de idade. Além de possuir um nível de educação mínima para se inscrever no programa vale lembrar que o tempo como jovem aprendiz é de no máximo 24 meses, sendo renovado de 12 em 12 meses.
Portanto, o estudante precisa passar em um processo de seleção dentro do SENAI para garantir a sua vaga no programa.
Como se inscrever no SENAI?
Você pode encontrar aqui a unidade do SENAI mais perto da sua casa através desse link, com isso se candidatar para uma vaga na sua cidade.
É possível também fazer a inscrição online através desse link, vale lembrar que o jovem aprendiz tem todos os direitos trabalhistas garantidos.