Foi demitido? Saiba mais como fazer o cálculo do valor a receber

ANÚNCIO

Hoje, a palavra demissão é uma fonte de preocupação e suspeita na mente de muitas pessoas. Afinal, se eu pedir demissão ou for demitido pela empresa em que trabalho, quanto devo receber na minha demissão?

Perguntas como essa são comuns quando se trata do assunto. Se você também não sabe quanto a empresa precisa pagar quando for demitido, continue lendo este artigo. E veja o valor exato que você pode realmente receber.

Saiba quanto você deve receber em caso de demissão.

ANÚNCIO

Sendo assim, em termos de demissão, todo trabalhador tem direito a uma certa quantia do empregador. Veja quais são:

Décimo terceiro

O valor do item 13 é rateado com base nas horas trabalhadas no ano do desligamento. Isso se aplica àqueles que foram demitidos e àqueles que pediram para sair.

Foi demitido? Saiba mais como fazer o cálculo do valor a receber
Foi demitido? Saiba mais como fazer o cálculo do valor a receber

Sendo assim, fazer esse cálculo é muito simples. Basta dividir seu salário por 12 (o número de meses em um ano). E multiplique o resultado pelo número de meses que você contribuiu em um ano.

Note-se que neste cálculo, o mês em que ocorreu o despedimento só pode ser contado como mês de trabalho se o despedimento ocorreu após o dia 15. Se aconteceu antes desse dia, o mês não pode ser considerado no cálculo.

ANÚNCIO

Feriado

As férias também são um valor a que um empregado demitido tem direito. Mas também proporcional.

Por exemplo, se você tirou férias em dezembro de 2018 e saiu da empresa em junho de 2019, receberá necessariamente 5/12 do valor associado às suas férias.

Além disso, você também pode receber um terço do seu salário normal de férias, mas neste caso você deve levar em consideração as horas de trabalho do ano, então deve ser cerca de 1/5.

Também vale a pena mencionar que a mesma regra de 15 dias que se aplica aos feriados também se aplica neste caso.

Por isso, aviso prévio quando se pede demissão e quando se é demitido

Neste caso, você é obrigado a trabalhar com a empresa por mais 1 mês para cumprir o aviso prévio.

Agora, se você não quiser cumprir o aviso prévio e a empresa não renunciou a esse direito que adquiriu, você pode até não cumprir os meses de trabalho no aviso prévio, mas terá que pagar ao empregador o equivalente a 1 salário do mês.

Sendo assim, a empresa o demitiu, ela pode optar por exigir sua presença ou não obedecer ao aviso. Mas em ambos os casos, você não precisa pagar nada à empresa. Neste caso, o empregador deve pagar-lhe um salário mensal.

FGTS

Se você deixou o emprego, não apenas não receberá 40% do valor total que seu empregador deposita, mas também não poderá sacar seu FGTS. Agora, se você for demitido, tem direito a 40% e saque normal do FGTS.

Você vê como o cálculo é simples e sabe quanto você tem que receber em caso de ser demitido? Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.