Qual o melhor método para estudar a distância ou presencialmente

ANÚNCIO

Do jardim de infância à faculdade, a educação foi diretamente afetada pela epidemia causada pelo Sars-CoV-2. Quem está acostumado a estudar fora de casa todos os dias é obrigado a desenvolver novos hábitos.

Mas engana-se quem pensa que o ensino a distância (EaD) começou com a covid-19 ou vai acabar com a covid-19. Tem sido desenvolvido cada vez mais ao longo das décadas.

O EAD é ideal para você? Este é um problema comum entre os alunos.

ANÚNCIO

Por isso, vale a pena conhecer melhor esse estilo de ensino e o modelo ideal para o seu dia a dia.

Qual método escolher o presencial ou a distancia?

Não há melhor ou pior escolha entre o ensino a distância e o ensino presencial. Seria um erro ver a educação a distância como uma opção de baixa qualidade. Em excelentes universidades, a educação a distância  apoiada por uma abordagem mais intensa.

Listamos os principais prós e contras de cada modelo abaixo. Portanto, você pode considerar os aspectos mais relevantes de cada aspecto com base em sua situação real.

Qual o melhor método para estudar a distância ou presencialmente
Qual o melhor método para estudar a distância ou presencialmente

Como funciona o Ensino presencial

Por isso, a abordagem tradicional é a abordagem clássica pré-pandemia: os alunos participam regularmente de atividades presenciais, seja em salas de aula, laboratórios ou outros espaços de aprendizagem.

Esse modelo educacional refere-se a interações em tempo real entre participantes como alunos, professores e técnicos de laboratório.

Além disso, as salas de aula fornecem recursos essenciais onde são necessárias aulas de máquinas, hardware e outros aspectos físicos.

Por isso, é preciso considerar que existem muitos cursos que atendem o público como forma de extensão.

ANÚNCIO

As clínicas-escola são um exemplo: os alunos dos cursos de nutrição, enfermagem, farmácia e medicina recebem pacientes sob a supervisão de professores.

Os alunos são mais rigorosos e têm um horário claro. Se você trabalha fora da universidade e tem apenas algumas horas livres, talvez não consiga assistir às aulas com um horário pré-definido.

Como funciona o ensino a distancia

Sendo assim, o ensino a distância caracteriza-se pelo desenvolvimento de métodos específicos de ensino a distância. No desenvolvimento pedagógico dos cursos a distância, as equipes focam na forma de exposição, assimilação, desenvolvimento e avaliação de formas específicas.

Fazer um curso a distância  está relacionado a muito mais que apenas fazer um curso e oferecê-lo à distância. Todo o método tem que se encaixar nesse modelo. Por exemplo, quando você ouve falar de alunos migrando para a educação a distância por causa da covid-19, é meia verdade. Sim, o ensino está ocorrendo à distância, mas em casos raros, eles podem aproveitar os benefícios do ensino à distância que funcionou antes. O curso de ação mais adequado é tratar a educação em uma pandemia como ensino à distância de emergência.

No entanto, esta opção não carece de pontos positivos. Um dos quais é que o aluno tem mais autonomia na definição do seu percurso académico.

No entanto, isso exige que ele seja mais disciplinado, pois é mais fácil “se perder” na sala de aula e permitir que as dúvidas se acumulem. Isso vale tanto para cursos totalmente a distância quanto para cursos híbridos.

No entanto, perceba que não há melhor ou pior maneira. Existir é a opção mais adequada com base no seu projeto de vida, que lhe dirá se seu próximo curso será presencial ou a distância.

Desejamos a todos vocês uma boa jornada em sua vida, mantenha o foco e tenha muita disciplina que tudo vai se encaixar e fluir com o decorrer dos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *