Plano de carreira dicas para começar a sua vida profissional

ANÚNCIO

Por acaso em algum dia de sua vida você já parou para pensar como estaria sua vida daqui a 5 e até mesmo 10 anos?

Acredito que todos nos em algum momento de nossa vida paramos para pensar sobre este assunto e acabamos se perguntando: Mas aonde eu quero chegar daqui a 10 anos? Aonde eu quero estar?

Portanto, se em algum momento essa questão passou por sua mente, saiba que está começando a dar um grande passo em sua vida adulta para criar uma perspectiva de carreira.

ANÚNCIO

Antigamente nos anos 60 e 70, os trabalhadores construíam sua carreira dentro da primeira empresa que começavam a trabalhar desde jovens.

Na época era muito comum às pessoas ficarem 20 a 30 anos dentro de uma empresa e se aposentar.

Plano de carreira dicas para começar a sua vida profissional
Plano de carreira dicas para começar a sua vida profissional

Contudo, o tempo foi passando e as coisas começaram a mudar uma grande maioria dos funcionários acabaram se aprimorando em algum lugar saindo e indo para outra área profissional, como se fosse algo bom.

Os trabalhadores nos tempos de hoje procuram uma possível melhora e desenvolvimento para conseguir altos cargos e possuir uma experiência em diversas áreas.

Aonde quero chegar, dentro de toda essa trajetória está o plano de carreira que vem ganhando uma forma absurda.

Aonde também começaram os questionamentos “aonde quero chegar?” quais seriam os caminhos possíveis para chegar neste determinado objetivo, percorrer toda essa trajetória não e nada fácil.

Acredito que ficou curioso, e está cheio de perguntas sem respostas na sua mente, mas fica tranquilo que vamos esclarecer a grande maioria.

Então vamos continuar com o artigo e começar a explicar o passo a passo de todo esse tema e tudo o que você precisa saber.

Pra que serve o plano de carreira nos tempos de hoje?

Por isso, vamos começar explicando o que seria um plano de carreira nos tempos de hoje em pleno 2021, para isso preciso que abra sua mente e comece a refletir o seguinte cenário:

Vamos supor um atleta iniciante entrou para um evento de uma maratona. Portanto, ele não possui nenhuma experiência porque começou a praticar exercícios há pouco tempo.

Dessa forma, ele precisar ganhar muita experiência e preparo físico para chegar no dia da maratona e não sobre grandes problemas físicos e mentais, correto?

Neste caso, entra a questão de planejamento quantos dias treinar e quanto dias descansar, qual intensidade dos exercícios ele deve ter?

A primeira estratégia é saber qual será a maratona para trabalhar e organizar os exercícios. Dessa forma, já sabendo quais músculos mais ira ficar desgastados no dia, saber até mesmo o terreno e o clima no dia da maratona.

Além disso, é fundamental ficar atento à data da maratona, para organizar os dias de treinamento e os dias de descanso dias antes de participar. Assim então atingindo o preparo físico no tempo ideal.

Logo após participar da maratona, e tudo ocorreu bem, qual será o seu próximo objetivo? Participar de uma maratona maior ou até mesmo começar a competir em algum esporte de alto valor?

Questionamentos para fazer

Levantei todos os questionamentos possíveis para fazer um plano de carreira, funcionamento perfeito tanto para o funcionário desenvolver suas habilidades dentro da empresa.

Sendo assim, até mesmo para as empresas aprenderem e começarem a planejar suas metas e o futuro de todos os funcionários.

Para dar inicio vamos explicar a origem da palavra frase deste artigo “carreira” ela tem uma origem no latim medieval de “carraria”.

Essa palavra significa estrada rustica para veículos automotivos. Principalmente sobre qual seria a profissão que passar por diversas etapas até chegar ao êxito.

Por isso, afirmamos que o plano de carreira é todo um conjunto de etapas e estratégias muito bem organizado que podem te guiar ao seu desenvolvimento dentro da empresa, enfim, para que serve?

Bom, de acordo com a RH “personal Career Managemente” uma empresa britânica de RH é responsável de criar e desenvolver etapas de coaching para carreira.

Explicando tanto para o empregador e para o empregado o quanto precisam que assumam a pro atividade e o controle de sua vida a fim de conquistar seus objetivos pessoais e tanto como profissionais.

Este programa mostra para as pessoas como fazer todo esse processo, Abrindo a mente delas para dar inicio a uma carreira de valor, com questões simples. Onde você deve estar daqui a 10 anos, quando chegar, porque chegar, aonde você deve chegar?

Porque tudo isso e tão importante para sua trajetória, lembrando são perguntas que cada pessoa possui uma reposta diferente uma da outra.

Aonde elas começam a perceber que precisam implementar este programa na sua vida, identificando  as suas dores e trabalhando em cima delas para corrigir.

Bom, antes de explicar toda a importância desse artigo, preciso te orientar da melhor forma como funciona todo esse passo a passo. No próximo tópico vou explicar tudo.

Processo da carreira profissional

No começo deste artigo logo na introdução te questionei com uma pergunta bem simples, “aonde você deseja chegar daqui a 10 anos”?

Assim como, te expliquei no tópico seguinte de como saber e aonde você deseja chegar. Mas ainda não te falei que todo esse processo tem um nome chamado “Projeção de carreira”.

A projeção de carreira significa o modo de planejar seu desenvolvimento, e saber onde está a sua dor para trabalhar em cima das suas necessidades e definir uma meta com clareza e objetivos para onde ir.

Por isso, na pratica é bacana colocar todo esse pensamento em um papel e separar quais são os objetivos curtos, médios e até mesmo os de longo prazo.

Sendo assim, como expliquei antes cada pessoa tem uma dor. Cada pessoa tem uma forma de pensar diferente da outra, e neste desenvolvimento posso mencionar que a melhor maneira de descobrir suas dores e participando de treinamentos de coaching.

Calma, vou te explicar, esse treinamento é um processo aonde reúne diversas teorias e técnicas e profissionais que estudam diversas áreas como administração, psicologia, recursos humanos e gestão de pessoas.

Tudo isso para te entregar “mastigado” as ferramentas e os conhecimentos de como tornar isso possível.

Coaching de Carreira

Portanto, o coaching de carreira, explica para as pessoas todas as fases de como um funcionário deve se comportar na escolha da profissão até o aprimoramento dentro da empresa para alcançar cargos maiores.

Sendo assim, todo esse desenvolvimento dos profissionais se torna uma arma poderosa para crescer e projetar o seu futuro dentro da empresa.

Definindo o seu alvo e auxiliando o funcionário a como irá construir esses planos e comportamentos para o ambiente e até mesmo habilidades emocionarias para tomar decisões.

A partir do momento que o coaching desperta o crescimento dentro de uma pessoa ele vai conquistar todos os resultados esperados em um espaço de tempo impressionante, isso acontece porque simplesmente ela vai deseja aquilo e torna as coisas tudo mais fáceis.

Enfim, agora que te expliquei como funciona, vou te explicar a verdadeira importância para as empresas e para os funcionários seguir esses métodos.

Qual a importância de um plano de carreira?

Vamos supor você pretende compra uma imóvel, um carro ou realizar uma viagem, independente de qual seja o seu sonho e preciso criar um planejamento antes que sejam feitos. Então, porque na carreira profissional não fazemos o mesmo?

Todo planejamento antes de efetuar qualquer objetivo é fundamental, tanto em para o funcionário e tanto para o futuro da empresa na qual você trabalha.

Além disso, buscar sempre novas oportunidades irá ajuda-lo a melhorar o seu currículo e seu perfil profissional.

As empresas que ajudam e orientam os seus funcionários com um ótimo programa de desenvolvimento para que eles sintam-se motivamos a crescer dentro da empresa tem tendências de crescer muito mais.

Sendo assim, os empregados saberão quais atitudes tomar e qual objetivo focar dentro da empresa para focar sempre em assumir novos cargos nesta hierarquia.

A partir deste método implementado dentro do ambiente de trabalho que trará uma excelente pro atividade dos funcionários e produtividade.

Atualmente, possuem diversas formas de incentivar o funcionário, mas neste artigo vou te passar apenas os melhores e comentar um pouco delas.

Antes de te explicar todos os métodos, vamos comentar sobre um assunto de extrema importância, que está relacionado a um plano de carreira. Você imagina qual seria?

Fique de olho nos cargos e os salários oferecidos

Bom, em algum momento da sua vida por acaso você já ouviu dizer sobre a Pirâmide de Maslow? Essa pirâmide mencionada foi utilizada pelo departamento de recursos humanos como referência por muitos anos quando os problemas da empresa eram em manter os funcionários dentro.

De acordo com Abraham Maslow seu criador da pirâmide, falava que todas as necessidades de segurança e fisiológicas tenham garantias, já no topo da pirâmide encontramos o amor, autoestima e prestigio; por fim, auto realização dos sonhos.

Ele afirma que a sociedade encontra muita dificuldade em conseguir se concentrar em outro assunto aplicado a trabalho. Quando suas pretensões dentro da empresa não são atendidas.

ANÚNCIO

Por exemplo, quando um funcionário percebe que não está ganhando o suficiente para se manter e manter a sua família. É muito difícil ele manter um desempenho dentro da empresa, ao invés disso ele irá ficar pensando no problema financeiro que está enfrentando.

Por esse motivo a grande maioria das empresas fornecem para o funcionário pelo menos as necessidades básicas para poder extrair o seu melhor na empresa.

Por exemplo, muitas das empresas oferecem beneficio como refeições, academias, salas de jogos e até mesmo salas de descanso como um atrativo.

No momento que as necessidades básicas de uma pessoa e preenchida. Pulamos para a próxima etapa da pirâmide buscar a realização e o crescimento de cada um deles.

Salário e cargos

Neste momento que entramos dentro da necessidade dos salários e os cargos oferecidos dentro da empresa, é fundamental criar um caminho para o seu funcionário traçar até o crescimento da carreira desejando manter-se dentro da instituição, e esse método acaba alinhando o conhecimento em longo prazo.

Portanto, ela deve ser implementada tomando algumas medidas e com muita cautela. A falta de conhecimento e o cumprimento dos funcionários poderão se tornar um grande problema de insatisfação é até mesmo de desmotivação e acabar aumentado o índice de demissões.

Para implementar esse método e cabe ao RH, sendo responsável por manter a ordem e os direitos, mostrar ao funcionário grandes possibilidades de crescer dentro da empresa e até mesmo com conquista-lo.

Enfim, essa politica tem vinculo também com o plano da sua carreira, proporcionando o desenvolvimento e até mesmo a retenção dos talentos.

Diversos outros beneficio como: Manter o equilibro de satisfação da lista de cargos, aumentar os resultados e aumentar a sua produtividade. Até que os profissionais entendam que para subir na hierarquia e aumentar seu salário deve ser merecido e depende somente dos seus resultados.

Dessa Forma, qual seria a melhor maneira de aplicar este programa dentro da empresa?

Saiba como implementar o plano cargos e salário

Antes de iniciar é de extrema importância de que todos os chefes estejam de braços abertos a implementar dentro da empresa esse métodos para poder esclarecer uma plano de carreira eficaz.

Dessa forma, para cumprir essa tarefa com positividade possuem alguns passos que deveram ser seguidos.

Primeiramente, identificar todos os cargos oferecidos pela empresa. Por exemplo, saber todas as atividades profissionais que a empresa precisa e fornece para o seus empregados.

Após esta lista estar feita o RH deve fazer uma descrição detalhada do que cada função precisa.

O segundo passo, o RH precisa fazer um histórico de todos os profissionais com qualidade e competências de cada um deles, por exemplo, (escolaridade, experiência até mesmo o idioma).

Reunindo todas essas informações, será preciso cruzar os dados obtidos para poder passar para a próxima etapa, montar uma hierarquia de cargo em um organograma.

Dessa forma, será Possível e mostrar para todos com clareza como vai funcionar esse programa para cada um deles. Sendo assim o colaborador vai crescendo dentro da empresa e consequentemente, ele vai desenvolvendo o plano de carreira para cada um deles.

É importante deixar claro que cada promoção deve ter um aumento salarial, mas para isso devem mostrar resultados para merecer essa promoção.

Sendo assim, no momento que o programa for implementado e o momento de mostra a todos os funcionários.

Que eles terão diversos benefícios com isso que é necessário crescer e se aperfeiçoar na empresa e exatamente como eles pode fazer isso.

Portanto, com certeza se você chegou até aqui, começou a entender melhor como todo esse sistema funciona a importância do seu plano de carreira.

Sabe exatamente quais os principais planos disponíveis dentro da sua empresa.

Como implementar caso não houver, neste caso eu te pergunto: quem pode organizar tudo isso?

Quem pode construir um plano de carreira?

Em todo este artigo de plano de carreira eu foquei somente na carreira feita especificamente para o funcionário, mas sabia que também pode ser utilizado pelas empresas.

Dessa forma, as instituições podem fazer um plano de carreira para conseguir alcançar suas metas e suas obrigações. Mostrando a todos a sua qualidade e suas expectativas para crescer cada vez mais.

Contudo, o grande feito que hoje em dia as empresas não disponibilizam mais esse tipo de programa dentro da empresa.

Principalmente, por motivos que hoje em dia dificilmente um funcionário fica por mais de 15, 25 ou até 35 anos no mesmo ambiente de trabalho.

Além disso, o que está sendo visto e as empresas fazerem sua própria realização de carreira, contando com ajudar de coach profissionais.

Enfim, chegou o momento esperado de falar sobre os princípios e como uma empresa pode evoluir e quais os planos de carreira para serem realizados.

Diversos planos de carreiras possíveis

Como já foi mencionado aqui antes ao logo de todo esse artigo. Muitas atitudes em nossa vida precisam de um planejamento antes de ser executada.

Que envolvem não somente nossa vida profissional, mas também nossas questões pessoais.

Por esse motivo vou citar abaixo os principais modelos de plano de carreira possíveis, Vamos começar?

Carreira no método Y

Comentamos na introdução deste artigo que era muito comum que as pessoas permanecessem em uma empresa por anos. Nesta época o plano de carreira não tinha sido praticado pelos funcionários, mas sim pelos empregadores.

Mas como o passar do tempo, começaram a mudar a forma de se trabalhar, e hoje, como já explicado neste artigo. Tudo acabou mudando e as pessoas começaram a trabalhar no seu próprio plano de carreira trabalhando até conquista-los.

Sendo assim, uma das melhores formas para você que quer começar o seu plano e utilizar a carreira em Y, este método é um plano mais tradicional para alcançar os objetivos.

Sua principal característica é quebrar o antigo método de deixar a empresa criar o seu plano de carreira. E começar a criar o seu padrão de crescimento profissional estudando e se aperfeiçoando.

Sendo assim, abrindo um mundo de possibilidades para desenvolver seu potencial e conseguir um cargo elevado de chefe.

Um bom motivo para explicar o porquê esse método Y possui este nome é buscar novos meios de crescimento para atingir seus objetivos. Sair de apenas uma linha e traçar outras para ampliar o seu conhecimento, mostrando a todos que seguir um único caminho não e viável.

Lembrando temos outros métodos que vamos explicar neste artigo, este e apenas indicado para quem sabe ou possuem um perfil muito mais focado, porque leva tempo para se aperfeiçoar e disposição para conseguir.

Caso você não se encaixe neste método segue a próxima técnica abaixo:

Carreira do modo W

Apesar do método de carreira Y, ter sido o mais utilizado por todos nos tempos de hoje para os funcionários saberem o que fazer e como se desenvolver.

O plano em método W surgiu para quem segue totalmente o oposto dessa logica.

Invés do funcionário se qualificar. Ele não precisa escolher o seu cargo para exercer ele abrange uma posição na empresa de conhecimento tão elevada que pode atuar em todas as áreas um pouco de cada lado.

Este método e bastante usado por gerentes e lideres, pois precisam proporcionar que o profissional possua experiência.

Para passar para os demais, em outras palavras ele possui uma flexibilidade de se adaptar rapidamente em qualquer lugar com ótimos resultados.

Dessa forma, o líder consegue administrar a sua equipe extraindo o máximo que consegue. Pois já sabe todas as dores e por onde começar a trabalhar, o importante a se saber que possuem apenas dois caminhos para seguir “técnico” e “gerencial”.

Sendo assim, o perfil do líder exige sempre uma boa comunicação e uma visão por completo do ambiente de trabalho.

Um perfil W possui uma capacidade de falar com os ambos os lados. Tanto com os funcionários e tanto com o proprietário da empresa, sabendo filtrar a informações e apresentar para ambos os lados.

Agora que estão entendendo o seu perfil e como ela funciona, então, eu te pergunto: para que serve tudo isso?

Vamos explicar em etapas, na parte individual.

Plano de carreira Pessoal

Muitas pessoas no momento que leem este artigo acha que estamos falando diretamente da sua vida profissional, mas e bem diferente!

A carreira pessoal está relacionada à suas conquistas pessoais atrás desse meio de trabalho como uma fonte de renda. O que quero dizer é, as pessoas trabalham para comprar ou conquistar algo que não possuem.

Por exemplo, (carro ou casa) sonhos que precisam de muito trabalho para conseguir ser realizado.

Até mesmo uma viagem, o planejamento financeiro é fundamental, mas e o planejamento pessoal?

É essencial que o plano pessoa e o plano profissional estejam no mesmo traçado, um depende do outro.

Não tem como conquistar um bom cargo trabalhando preocupado com o aluguel. Não tem como chegar a casa e ficar pensando no serviço do outro dia.

Conclusão

Enfim, por todo este artigo eu busquei explicar a verdadeira importância de ter um plano de carreira, seja ele feito pela empresa ou pelo próprio funcionário.

Sendo assim, espero ter te ajudado a esclarecer muitas duvida e que com esse artigo comece o seu crescimento profissional. O seu plano deve ser realizado com muito cuidado.

Portanto, estamos falando sobre vidas e sonhos, que precisam ser implementados todos os dias e aprender todos os dias um pouco mais.

Espero que tenha gostado deste texto, de uma olhada em nosso site para conferir diversos assuntos sobre dicas pessoais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.