Clicky
Dicas profissionais

Saiba o que é o assédio moral

ANÚNCIO

O assédio ético é o comportamento de um empregador ou colega de trabalho que causa danos psicológicos ou leva à demissão ao colocar a outra parte em uma situação desagradável.

Geralmente, para que o assédio seja considerado, as práticas devem ocorrer de forma repetitiva e prolongada. Mas um único caso pode ter estigmatizado o suficiente para ser classificado como tal. Tudo depende da análise de cada caso.

Alguns dos momentos que constituem uma situação humilhante são: zombar na frente de outros funcionários, exigir objetivos diferentes ou mesmo impossíveis, recusar folgas para alguns funcionários.

ANÚNCIO

Mas não para outros, agir de forma excessivamente rígida e desproporcional, atribuir apelidos ofensivos, alterar horários e supervisionar excessivamente pausas no banheiro.

Você sabe quando e assédio moral?

A psiquiatra Marie-France Hirigoyen, em seu livro Assédio Moral – Abnormal Violence in Everyday Life, define o bullying como “… uma diminuição da dignidade ou da integridade física ou psicológica de uma pessoa. Comprometendo seu emprego ou degradando o ambiente de trabalho”.

Saiba o que é o assédio moral
Saiba o que é o assédio moral

Com o desemprego e os altos níveis de desigualdade social. Sendo comum que os funcionários sucumbam a situações desconfortáveis ou “deixem ir” por medo de serem demitidos ou terem dificuldade de se reposicionar no mercado.

No entanto, os juristas brasileiros destacaram o avanço que a justiça do trabalho fez nas últimas décadas na proteção dos trabalhadores dessas situações.

Inclusive reconhecendo o pagamento de danos morais substanciais para evitar que as empresas permitam que situações semelhantes voltem a acontecer.

Então busque conhecimento. Se você estiver em situação semelhante, evite entrar em contato com o assediador.

Procure comunicar a situação ao Recursos Humanos (RH) apenas por e-mail ou de alguma forma documentar ou registrar a interação ou na presença de testemunhas.

ANÚNCIO

Mas como saber se é assédio

O bullying pode ser vertical e realizado por superiores, ou horizontal, se realizado por colegas de trabalho.

O assédio de ética organizacional também pode ocorrer em alguns casos quando uma empresa coloca os trabalhadores em um ambiente de assédio psicológico. Muitas vezes porque incentiva um campo de jogo extremo e insalubre.

Além disso, em raras ocasiões, o assédio moral vertical ascendente ocorre quando os funcionários constrangem seus empregadores.

As formas mais comuns de atuação de um assediador incluem selecionar a vítima e isolá-la de seus pares. Enfraquecer e ridicularizar a pessoa impedi-la de se expressar.

Acusá-la de não ser sua responsabilidade, deixar de fornecer treinamento ou ferramentas adequadas para realizar o assédio. Tarefa, destruir sua estabilidade emocional e profissional de uma forma que a faça perder o interesse em seu trabalho.

Quais seriam os danos para o funcionário?

O assédio ético pode assumir muitas formas e às vezes pode ser difícil de detectar. Lesões podem afetar a vida social de um funcionário, e ele pode tomar medidas para evitar o contato com o assediador. Mas os mais graves podem levar a danos psicológicos, físicos e demissão.

Os motivos mais citados para o assédio moral no local de trabalho foram negatividade, estresse, perda da capacidade de tomada de decisão, ataques de pânico, choro, pressão alta, abandono do trabalho e suicídio.

Qual seriam a função da empresa e sua posição?

Quando você perceber que funcionários de alto desempenho cometem mais erros ou acidentes no trabalho. Queda de produtividade, absenteísmo em massa ou alta rotatividade de funcionários, perceba que coisas estranhas estão acontecendo.

Se comprovado o assédio moral, os trabalhadores têm direito à indenização pelo dano mental sofrido, que deve ser paga direta ou indiretamente pela pessoa que causou o dano.

Portanto, tanto o invasor quanto a empresa devem ser responsabilizados, pois é responsabilidade da empresa garantir um ambiente de trabalho saudável.

As empresas focam nas interações que ocorrem durante o trabalho e investem no treinamento da equipe para evitar isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Parabéns, voce foi selecionado!

Receba as vagas com antecedência, digite seus dados abaixo: