Como responder “quem sou eu” na entrevista?

ANÚNCIO

Da biografia do Instagram à descrição do LinkedIn, dizer “quem você é” pode ser uma tarefa desafiadora. Comece com o fato de que todos estão fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Alguém que gosta de pescar é um ótimo cozinheiro, talvez um amante da música pop ou um lutador de jiu-jitsu. Então, a pergunta que fica é: como escolher qual parte da sua vida merece destaque em cada rede social?

Isso fica ainda mais complicado quando se trata de entrevistas de emprego. Os recrutadores geralmente perguntam quem você é. Há pouco tempo para pensar, além do fato de que o emprego dos seus sonhos vai depender de uma resposta perfeita torna o momento muito estressante.

Portanto esta mensagem  não precisa ser tão difícil. Listamos abaixo cinco dicas para responder quem eu sou em uma entrevista de emprego e fazer os recrutadores brilharem.

ANÚNCIO

1.Descubra os pontos fortes e os pontos fracos

Sendo assim, conheça seus pontos fortes e fracos. Durante esta jornada, esteja preparado para a autocrítica. Defina um prazo para questionar todas as decisões que você toma: Por que estou fazendo isso? Por que eu escolhi isso? Por que estou tomando essa decisão?

Como responder "quem sou eu" na entrevista?
Como responder “quem sou eu” na entrevista?

Enquanto isso avalie também o que te faz feliz e o que te incomoda. Se você está com raiva de alguém, não jogue a causa de sua raiva na outra pessoa. Encontre seus próprios padrões para justificar essa raiva.

Não diga que não gosta do que fulano faz, porque sou justo e organizado, então não aguento. O segredo é detectar bugs que possam reagir ao seu entorno. Muito do que incomoda você nos outros vem do que você tem. Então o que você precisa “desatar” é o “nó”.

2. Cresça profissionalmente

A autocrítica genuína é uma maneira de conhecer a si mesmo, mas é apenas um passo na jornada. Psicoterapia, conversar com amigos e observar a si mesmo também fazem parte do processo.

ANÚNCIO

Outra dica útil é preencher uma lista com diferentes colunas indicando suas preferências: música, filmes, hobbies, esportes, etc. Assim você pode se imaginar de forma mais concreta.

3. Saiba o cargo

Alguém que você conhece lidera o mercado. Primeiro, porque você sabe exatamente o que quer. Segundo, você só se candidatará a empregos e tentará entrar em empresas que correspondam ao seu perfil.

Por isso, você precisa conhecer a empresa que deseja ingressar e a posição para a qual está se candidatando. De um modo geral, o que as organizações precisam são de pessoas que façam um bom trabalho e construam bons relacionamentos no ambiente organizacional.

Então, quando os recrutadores perguntam quem você é, o que eles realmente querem saber é: essa pessoa tem as habilidades que precisamos? Você vai se sentir confortável em nosso espaço? Você tem chance de se desenvolver aqui?

Somente conhecendo a si mesmo, o cargo e a empresa você poderá dar uma resposta satisfatória e conseguir o emprego dos seus sonhos.

4. Pense nas respostar com a necessidade da empresa

Em todas as mídias sociais, você se define de maneira diferente. Talvez no Instagram você diga que é fã da sétima arte, e no LinkedIn você se define como professor de matemática há 10 anos. Bem, todo espaço é feito de uma rede. Sendo assim, as mesmas regras se aplicam a entrevistas de emprego.

Portanto, conheça a si mesmo e você pode dominar completamente suas ferramentas. Conhecendo a abertura e a organização, você sabe quais ferramentas ela espera de você. Nesse sentido, filtre as informações que você considera importantes para a ocasião.

5. Fale sempre a verdade

As empresas querem saber que você adequará suas respostas ao perfil da vaga e da organização sem realmente ter as habilidades necessárias. Confie em mim: seu discurso soa relutante e tudo vai “desaparecer”.

Então, mostre o seu melhor e seja honesto. Na sua apresentação, procure combinar bem a sua imagem pessoal e profissional. Mas aparentemente é verdade.

5. Pratique

Você não pode saber exatamente o que os recrutadores vão perguntar, mas pode preparar algumas perguntas comuns. Aqui estão algumas maneiras de aprender em casa, no espelho ou com a câmera frontal do seu telefone. Claro, você chegará ao grande dia mais seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.